• Imobiliária ou Corretor? Consulte Planos pelo (11) 2095 8200
Entrar / Enviar Imóvel

Resultado da busca

Dicas e truques para iluminar os ambientes

Publicado por Equipe Que Imóvel em 21/07/2014
| 0

Atualmente na decoração, possibilitar a união entre os benefícios estéticos e a mobilidade é a aposta de vários especialistas da área. E o ponto chave para eles está na iluminação. “Fazer o jogo de luz adequado ao momento torna a ocasião mais agradável”, avaliam as designers de interiores, Ana Karina Chaves e Klazina Norden.

E as vantagens desse tipo de iluminação não se restringem apenas ao conforto. “Economiza-se mais energia, uma vez que se pode controlar a intensidade e a duração da luz por meio da automação. E também o ambiente fica mais belo e sofisticado”, informam.

SIMPLES ACESSÓRIOS
Os projetos que preveem uma iluminação com mais mobilidade e com maior interação entre o espaço e os usuários utilizam vários recursos, como automação, luminárias de pé e de mesa, abajures e iluminação de trilho. Eles, quando usados de forma adequada ressaltam o ponto forte do ambiente.

A arquiteta Estela Netto ensina como lançar mão dessas soluções: “As luminárias de pé e de mesa, devem ser usadas quando houver a necessidade de luz direcionada para leitura, por exemplo, ou quando a intenção for criar uma um ponto com luz difusa para clarear um canto específico e dar um toque de brilho na decoração. O abajur cai bem em áreas de estudo”.

INOVAÇÃO
Já a iluminação de trilho é algo moderno que valoriza ambientes comerciais e residenciais. É aliada do décor quando a intenção é destacar obras de arte. “Este tipo de iluminação pode ser utilizado diretamente sobre a laje, sem rebaixo de gesso. Pode-se distribuí-la pelo teto do ambiente, sem a necessidade de vários pontos de saída de energia de laje ou rebaixo. Hoje, há modelos exclusivamente com spots e outros que combinam luz indireta fluorescente com spots com lâmpadas halógenas”, explica Estela.

DICAS
A arquiteta dá uma dica interessante para um upgrade nos espaços usando apenas a luz: “Tenha sempre abajures, eles são coringas. Eles dão uma ‘levantada’ no ambiente e complementam a iluminação com pontos de brilho”. Já as profissionais Ana Karina Chaves e Klazina Norden ressaltam algo muito importante. “Deve-se estar atento às especificações da rede elétrica para saber se ele suporta o tipo e quantidade de lâmpadas que serão usadas no projeto. Por isso é necessário contar com ajuda especializada”, encerram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <strong> <em> <pre> <code> <a href="" title="">